Celeiro Solidário da JFC premiado na Europa

O “Celeiro Solidário”, um projecto da Junta de Freguesia de Campolide que visa oferecer apoio alimentar às famílias da freguesia, foi distinguido na edição 2015 do EPSA (European Public Sector Award) com um prémio de boas práticas. Campolide é única freguesia distinguida com este prémio, que este ano foi atribuído pela primeira vez a um órgão autárquico de base.

Criado em 2007, o prémio EPSA constitui o reconhecimento da excelência em matéria de serviços públicos na Europa. A atribuição do prémio procura ainda estimular a modernização das administrações públicas dos estados europeus, através da partilha de boas práticas. O júri do EPSA premiou o Celeiro Solidário, entre as 266 candidaturas, por ser um dos projectos “verdadeiramente excepcionais e bem-sucedidos”, destacando-o pela sua capa- cidade de inovação, eficácia e boas práticas, numa edição subordinada ao tema “o Sector Público como Parceiro para uma Sociedade Melhor”.

O Celeiro Solidário tem como mis- são combater o desperdício alimentar fazendo a recolha diária de alimentos frescos e refeições quentes junto dos estabelecimentos de restauração, hóteis e supermercados, redistribuindo-os pelas famílias mais carenciadas da freguesia.

Este projecto, gerido pelo Departamento da Acção Social da Junta de Freguesia de Campolide foi criado em 2012 em resposta ao apelo feito pelo movimento “Zero Desperdício – Portugal não se Pode dar ao Lixo”. Nos últimos anos, o Celeiro Solidário adquiriu mais de 13 parceiros e tornou- -se um importante pilar junto da população, tendo apoiado cerca de 145 agregados familiares. Até hoje foram já distribuídas 211.826 doses de refeições, 243.349 Kg de fruta e vegetais e 422.214 unidades de complementos alimentares, como pão, leite, iogurtes, entre outros.

A cerimónia de entrega do prémio realizou-se em Maastricht a 17 e 18 de Novembro de 2015. O Presidente da Junta de Freguesia de Campolide. André Couto, a Coordenadora do Departamento da Acção Social, Ana Paula Brito e a Técnica de Serviço Social Raquel Silva, responsável pelo projecto, receberam o prémio com enorme satisfação. Este reflecte o reconhecimento também internacional, de um dos seu projectos mais relevantes, que faz toda a diferença no quotidiano de muitas famílias da Freguesia.