Campolide,
No âmbito da actividade Conversas Paralelas, o projecto CampolideSoma&Segue E6G recebeu, generosamente, do treinador de futebol do clube Os Belenenses,…
No dia 6 de Abril, o projecto CampolideSoma&Segue E6G juntou-se mais uma vez à iniciativa Escolhas de Portas Abertas 2018.
…
Campolide ser Igualdade passava por uma das nossas grandes mulheres, a Ana Martinho, Presidente do Liberdade Atlético Clube, uma das…
A JFC promove, anualmente, um concurso destinado a premiar o melhor cartaz alusivo à comemoração do Arraial Santos à Campolide.
Por motivo de cargas e descargas/obras, o trânsito na Rua Vítor Bastos, nº 52A e 52B estará condicionado. Prevê-se estreitamento…

EM DIRECTO

⊥ 17 Abr 18
Na passada semana, pelas 11h00, realizou-se a 50ª sessão de esclarecimento à população, dos directos do Presidente André Couto. A…
Como uma boa surpresa, o Eléctrico 24 fez-nos esta semana as primeiras visitas, parando na Praça de Campolide. A deslocação…
O Externato Educação Popular levou a cabo, entre 9 e 13 de Abril, uma Semana Cultural. Além das actividades internas,…
O Departamento de Acção Social da JFC promove anualmente o Programa "Vamos à Aventura", com o objectivo de ocupar os…
As magníficas estátuas do Bacalhoa Buddha Eden, no Bombarral, foram o ponto alto do mais recente passeio dos nossos seniores,…
Não se esqueça que deve efectuar o registo e licenciamento do seu animal na Junta de Freguesia da sua área…
À semelhança dos anos anteriores, todos os Vizinhos e Vizinhas que vivem, trabalham, estudam ou simplesmente gostam de Campolide são…
Nos dias 6 e 7 de Abril, o projecto CampolideSoma&Segue E6G junta-se à iniciativa Escolhas de Portas Abertas 2018 e…
Na passada Quinta-feira, como habitualmente, o directo do Presidente da JFC foi um momento alto da semana. O regresso do…
No passado mês de Março decorreu uma sessão mensal Conversas Paralelas, actividade que pretende promover debates nas áreas de interesse…
Informam-se todos os Vizinhos e Vizinhas que a Câmara Municipal de Lisboa pretende proceder, no Bairro da Calçada dos Mestres,…
Junho é mês de festa em Campolide! E a Quinta do Zé Pinto volta a encher-se de cor, música, bons…
As inscrições para as Unidades de Educação da Câmara Municipal de Lisboa, para o Ano Lectivo de 2018/2019, decorrem entre…
O Núcleo Saúde Mais Próxima inicia a 2 de Abril uma nova acção gratuita de sensibilização cuja temática será a…

EM DIRECTO

⊥ 3 Abr 18
O directo desta semana coincidiu com o dia de aniversário do Presidente da JFC. Mais do que nunca, são todos…
Histórias da Freguesia, do seu passado e do seu quotidiano. Figuras que marcam Campolide e ajudam a compreender melhor a…

Retrosaria Campolide

É quase impossível entrar numa retrosaria e não viajar no tempo. Os objectos, as cores, os tecidos, tudo convida a evocar outra época e uma relação diferente com as lojas em cada bairro. “Estamos abertos desde 1964. O meu pai faleceu em 1978, a minha mãe esteve aqui até 2015, e há um ano peguei no negócio a tempo inteiro. Mas, desde muito pequeno andei cá sempre”, explica-nos Jorge Domingues, ao balcão da retrosaria de Campolide, na Rua General Taborda. Para muitos, será sempre “a retrosaria da Dª Graça”.


Há vestígios de tempos idos, como as caixas de botões com estes pequenos círculos coloridos cosidos em cartões. “Actualmente, vêm em sacos de plásticos, a granel. Antigamente, havia funcionárias apenas para os coserem nos cartões”, recorda quem sabe do seu ofício. Era o tempo em que a manhã significava uma pequena multidão, as costureiras escolhiam tafetá a metro e cada fecho éclair era separado a rigor.


Em Campolide, havia muitos alfaiates e costureiras. As pessoas faziam mais vida no bairro e encomendavam alterações na roupa. Hoje, a realidade é distinta. Os artesãos da costura quase desapareceram, as indumentárias compram-se e usam-se até a inutilidade final. Depois, mais caras ou mais baratas, compram-se novas peças. 
Mas quem procura certa qualidade, vai encontrá-la por aqui. “Certos tipos de linhas, roupa interior de qualidade... ainda esta semana uma senhora veio cá por causa das camisolas interiores com punhos... não são fáceis de encontrar...”, explica-nos, com afabilidade.

Além disso, haverá sempre quem prefira vir aqui, porque não gosta da confusão dos grandes centros comerciais, ou pela dificuldade em movimentar-se para fora da vizinhança. “Há aqui pessoas que conheço desde sempre, nasci em Campolide, há 53 anos”, partilha este antigo militar, 32 anos como fuzileiro naval. 
Capas para colchas e mantas adequadas a um frio que tarda em chegar convivem com colchetes, botões coloridos com os fechos que irão completar uma saia ou uma blusa, bolsas para transporte de fraldas dividem uma parede com peúgas para pezinhos de poucos meses, peças que testemunham como, “antigamente a loja tinha muita roupa para bebés, era uma das áreas importantes e com maior procura”.
O sol já vai fraco, é tempo de descer o toldo da entrada. Jorge recorda como a mãe dizia, carinhosamente, que ele e o irmão tinham sido criados numa prateleira da retrosaria. Dª Graça deixou netos, talvez até pensasse que os filhos de Jorge podiam um dia vir a seguir com o negócio de família. Estará nos planos deles? “Nem pensar!”, confessa-nos, quase a desmanchar-se de riso. “Tem de se estar vacinado desde pequeno”, graceja.

Veja o vídeo aqui.

Junta de Freguesia

A Junta de Freguesia é o órgão executivo colegial das freguesias de Portugal,…

Assembleia de Freguesia

A Assembleia de Freguesia é um órgão deliberativo eleito por sufrágio universal que…

Mensagens do Presidente

Comunicados, editoriais e outras mensagens do Presidente da Junta de Freguesia de Campolide.…

Em Directo

Os directos do Presidente da Junta de Freguesia de Campolide, André Couto, no…

icons pre footer

O portal da JFC utiliza cookies de rastreamento anónimo para melhorar a interacção com o Utilizador. Ao continuar a navegação, está a concordar com o uso de cookies.