Intervenção no Largo da Igreja do Bairro da Calçada dos Mestres

A intervenção da Zona 30 do Bairro da Calçada dos Mestres tem como principal objectivo diminuir a velocidade e o volume de tráfego automóvel dentro do Bairro, tornando-o mais seguro e tranquilo. Pretende-se promover a segurança rodoviária e uma convivência salutar entre os peões e o tráfego automóvel e assim, melhorar a qualidade de vida dos moradores.

Outros objectivos serão a organização do estacionamento, aumentando o número de lugares disponíveis, bem como o rebaixamento de passeios, sobre-elevação de passadeiras e algumas mudanças nos sentidos de trânsito.

Esta intervenção decorrerá por fases. A primeira, que incidirá sobre o Largo da Igreja, desenvolve-se em dois patamares: o patamar superior, com acesso directo através da Rua 5 do Bairro; e o patamar inferior, com acesso por meio de escadas ou passeio lateral a partir da Rua 7. A proposta prevê a implantação do parque infantil neste patamar inferior e uma zona de lazer no patamar superior.

Para o parque infantil prevê-se a colocação de um pavimento de conforto aplicado em toda a extensão do patamar onde se desenvolve, e a implantação de quatro equipamentos infantis: baloiço, torre com escorrega e dois bonecos de mola. Prevê-se ainda a colocação de um resguardo metálico em todo o perímetro do parque (com excepção dos muros de betão existentes para o patamar superior), com portões de entrada. É ainda proposto mobiliário urbano de apoio ao parque infantil: bancos, papeleiras e painéis informativos.