Campolide,
Edital | Publicação Alteração ao Regulamento e Tabela de Taxas e Republicação (20180515) Consulte o edital aqui:
Assinalando o Dia Mundial de Consciencialização para a Fibromialgia e Fadiga Crónica, vai decorrer no próximo dia 12 de Maio,…
Visando uma maior consciencialização das pessoas para o problema da diabetes, decorreu ontem, 8 de Maio, no auditório da JFC,…
Na 1ª acção de formação "Campolide é Igualdade", pedimos a todas as pessoas que participaram que, a seguir, falassem com…
No passado dia 28 de Abril de 2018 decorreu, no Pavilhão Multiusos da Junta de Freguesia de Campolide, o 1ª…
Começam no próximo dia 14 de Maio as inscrições para o Verão Sénior. Este ano são quatro semanas de intensa…
53º CAMPEONATO EUROPEU DE KARATE SÉNIOR 2018 - Os atletas do clube CRP Campolide foram convocados pela Selecção Nacional para…

EM DIRECTO

⊥ 9 Mai 18
As quintas-feiras são abertas a todos e dedicadas ao diálogo. Um espaço de discussão e reflexão, onde a participação é…
No dia 19 de Maio, Sábado, o Bairro da Liberdade recebe a iniciativa "Há Vida No Bairro", desenvolvida pelo Grupo…
O Departamento de Acção Social da JFC está a organizar um passeio de convívio às Herdades Vale da Rosa e…
Realizou-se a 7 de Maio, a 1ª sessão ordinária da Assembleia de Freguesia. Na ordem de trabalhos, para além dos…
Aviso à População | Higiene Urbana A Câmara Municipal de Lisboa informa que, face às comemorações do Dia da Liberdade,…
A edição relativa a Abril do boletim Notícias de Campolide vai chegar dentro de dias à sua caixa de correio.

EM DIRECTO

⊥ 24 Abr 18
A sessão da passada semana, transmitida a partir do ensaio da Marcha da Bela Flor-Campolide, foi primordialmente dedicada à EMEL…
No passado mês de Março, um grupo de jovens do projecto CampolideSoma&Segue E6G foram numa aventura com o "Portuguese for…
Em associação ao Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se assinalou a 18 de Abril, deixamos-lhe aqui exemplos emblemáticos…
Por motivo de cargas e descargas/obras, o trânsito na Rua Vítor Bastos, nº 52A e 52B estará condicionado. Prevê-se estreitamento…
No âmbito da actividade Conversas Paralelas, o projecto CampolideSoma&Segue E6G recebeu, generosamente, do treinador de futebol do clube Os Belenenses,…
No dia 6 de Abril, o projecto CampolideSoma&Segue E6G juntou-se mais uma vez à iniciativa Escolhas de Portas Abertas 2018.
…
Campolide ser Igualdade passava por uma das nossas grandes mulheres, a Ana Martinho, Presidente do Liberdade Atlético Clube, uma das…
A JFC promove, anualmente, um concurso destinado a premiar o melhor cartaz alusivo à comemoração do Arraial Santos à Campolide.

Recuperar uma casa. Recuperar uma vida

  • IMG_0018.jpg
  • IMG_0021.jpg
  • IMG_0028.jpg
  • IMG_0037.jpg
  • IMG_0055.jpg
  • IMG_0079.jpg
  • IMG_0081.jpg
  • IMG_0104.jpg
  • IMG_0132.jpg
  • IMG_0137.jpg

 

A casa do Sr. Álvaro Alves era como a sua vida: sem luz que lhe iluminasse os dias. Foram sinalizadas – casa e vida – e a Just a Change, uma associação de voluntariado, formada por jovens estudantes e recém-licenciados, que angaria fundos através de espectáculos de rua e os utiliza para remodelar casas de famílias carenciadas, quis ajudar. À associação juntou-se a Junta de Freguesia de Campolide, que é defensora de boas causas e de boas práticas.

O resultado desta parceria foi uma casa e uma vida (quase) novas para o Vizinho Álvaro. “Os tectos estavam todos em baixo, o chão, de tacos, estava podre, as paredes todas manchadas pela humidade”, conta o Sr. Joaquim Silva, chefe de equipa de habitação, que acrescenta: “A maior diferença que há nesta casa é o Sr. Álvaro. Ele abriu muito. Era uma pessoa fechada e desconfiada. Hoje, está uma pessoa completamente diferente: mais aberta, mais sociável, mais feliz”.

António Belo, da Just a Change, reforça: “A casa não tinha luz, não tinha água, nem tinha rede de esgotos. Ou seja, não tinha casa-de-banho nem cozinha. Para além disso, chovia dentro de casa. Esses foram os primeiros problemas a ser resolvidos. Depois, foi pôr a casa bonita”.

Do fim de Março até ao princípio de Junho, a equipa de voluntários da Just a Change e a equipa de habitação da Junta de Freguesia de Campolide rebocaram e pintaram paredes, fizeram uma cozinha e uma casa-de-banho, recuperaram tectos e chão, limparam e mobilaram cada uma das divisões. Tudo para que no dia 1 de Junho, data em que o Sr. Álvaro completava o seu 59º aniversário, se fizesse a inauguração da sua casa.

Nesse dia, com direito a reportagem da TVI, a festa foi de grande emoção. Não só para o Sr. Álvaro, mas para todos quantos estiveram presentes e assistiram a este “milagre” da boa vontade e da solidariedade entre as pessoas. Ou, como disse André Couto, Presidente da JFC, na TVI: “O mais bonito foi a reabilitação feita não tanto na casa do Sr. Álvaro, mas sobretudo no próprio Sr. Álvaro.” Porque, por vezes, recuperar uma casa significa mesmo recuperar uma vida.

Junta de Freguesia

A Junta de Freguesia é o órgão executivo colegial das freguesias de Portugal,…

Assembleia de Freguesia

A Assembleia de Freguesia é um órgão deliberativo eleito por sufrágio universal que…

Mensagens do Presidente

Comunicados, editoriais e outras mensagens do Presidente da Junta de Freguesia de Campolide.…

Em Directo

Os directos do Presidente da Junta de Freguesia de Campolide, André Couto, no…

icons pre footer

O portal da JFC utiliza cookies de rastreamento anónimo para melhorar a interacção com o Utilizador. Ao continuar a navegação, está a concordar com o uso de cookies.