Recuperar uma casa. Recuperar uma vida

• IMG_0018.jpg
  • IMG_0021.jpg
  • IMG_0028.jpg
  • IMG_0037.jpg
  • IMG_0055.jpg
  • IMG_0079.jpg
  • IMG_0081.jpg
  • IMG_0104.jpg
  • IMG_0132.jpg
  • IMG_0137.jpg

A casa do Sr. Álvaro Alves era como a sua vida: sem luz que lhe iluminasse os dias. Foram sinalizadas – casa e vida – e a Just a Change, uma associação de voluntariado, formada por jovens estudantes e recém-licenciados, que angaria fundos através de espectáculos de rua e os utiliza para remodelar casas de famílias carenciadas, quis ajudar. À associação juntou-se a Junta de Freguesia de Campolide, que é defensora de boas causas e de boas práticas.

O resultado desta parceria foi uma casa e uma vida (quase) novas para o Vizinho Álvaro. “Os tectos estavam todos em baixo, o chão, de tacos, estava podre, as paredes todas manchadas pela humidade”, conta o Sr. Joaquim Silva, chefe de equipa de habitação, que acrescenta: “A maior diferença que há nesta casa é o Sr. Álvaro. Ele abriu muito. Era uma pessoa fechada e desconfiada. Hoje, está uma pessoa completamente diferente: mais aberta, mais sociável, mais feliz”.

António Belo, da Just a Change, reforça: “A casa não tinha luz, não tinha água, nem tinha rede de esgotos. Ou seja, não tinha casa-de-banho nem cozinha. Para além disso, chovia dentro de casa. Esses foram os primeiros problemas a ser resolvidos. Depois, foi pôr a casa bonita”.

Do fim de Março até ao princípio de Junho, a equipa de voluntários da Just a Change e a equipa de habitação da Junta de Freguesia de Campolide rebocaram e pintaram paredes, fizeram uma cozinha e uma casa-de-banho, recuperaram tectos e chão, limparam e mobilaram cada uma das divisões. Tudo para que no dia 1 de Junho, data em que o Sr. Álvaro completava o seu 59º aniversário, se fizesse a inauguração da sua casa.

Nesse dia, com direito a reportagem da TVI, a festa foi de grande emoção. Não só para o Sr. Álvaro, mas para todos quantos estiveram presentes e assistiram a este “milagre” da boa vontade e da solidariedade entre as pessoas. Ou, como disse André Couto, Presidente da JFC, na TVI: “O mais bonito foi a reabilitação feita não tanto na casa do Sr. Álvaro, mas sobretudo no próprio Sr. Álvaro.” Porque, por vezes, recuperar uma casa significa mesmo recuperar uma vida.