Mensagem do Presidente | COVID-19

Caros Vizinhos e Vizinhas,

Ao longo das últimas semanas a Junta de Freguesia de Campolide tem acompanhado a evolução da Covid-19 na Freguesia. Para além do apoio social que presta directamente, a Junta de Freguesia de Campolide tem-se reunido constantemente com a Delegação de Saúde da nossa área, com a Câmara Municipal de Lisboa e com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. A situação está a ser gerida com responsabilidade e eficiência, como testemunham todos os que diariamente recorrem a nós.

Nas últimas 48 horas houve um aumento do número de casos na Freguesia, com foco especial no Bairro da Serafina. É uma situação que acompanhamos e sobre a qual temos actuado directamente e, como tal, queremos informar que esse aumento não é na ordem de muitas dezenas, como se tem escrito, sendo um número baixo de novos casos. Não há um aumento exponencial de infectados, nem indicadores de uma situação fora de controlo. Exactamente por isso não foi decretado, ou sequer ponderado, o Estado de Calamidade na nossa Freguesia.

As cadeias estão identificadas, as pessoas infectadas estão a ser acompanhadas e é importante que não se instale um alarmismo injustificado. É essencial que todos sigam as recomendações das autoridades de saúde: não realizar ajuntamento de mais de dez pessoas, manter a distância social, utilizar máscara e adoptar todos os cuidados já divulgados. Optar por circular na Freguesia apenas quando há necessidade, pelo menos até esta fase de aumento de casos ser ultrapassada, é uma boa opção.

Aproveito para reforçar a importância de estarmos calmos e responsáveis, não entrando em extremismos. Os infectados de hoje serão os recuperados de amanhã, por isso não podem ser marginalizados. Estão isolados, a recuperar e a protegerem-nos de uma situação que qualquer de nós poderá viver. A intolerância não tem lugar numa sociedade responsável e é unidos que melhor poderemos superar esta fase. Apelo à solidariedade, respeito e apoio mútuos, enquanto pilares que nos distinguem e nos tornam pessoas melhores.

Continuaremos atentos e actuantes, como até aqui. Ninguém ficará para trás.

Um abraço,

André Couto