Formação Projecto “Horta na Escola”, alunos mais felizes

No âmbito da “Lisboa Capital Verde Europeia 2020” e do projecto “Horta na Escola”, a Câmara Municipal de Lisboa, organizou o curso “Hortas Pedagógicas” em três diferentes modalidades, que decorrem de 9 de Novembro a 20 de Dezembro, ministrado pela Escola de Jardinagem de Lisboa, do Departamento de Desenvolvimento e Formação, promovido pelo Departamento de Ambiente, Energia e Alterações Climáticas e com o apoio do Departamento de Estrutura Verde.

Foram chamados a participar as escolas do 1º ciclo e Jardins de Infância, Juntas de Freguesia de Lisboa, associações, entidades e público em geral.

O curso “Hortas Pedagógicas”, conta até à presente data, com aproximadamente 91 inscrições, salientando-se a elevada participação das Juntas de Freguesia de Lisboa, parceiras privilegiadas do projecto, promovida pela cooperação e divulgação da Divisão de Relação com as Juntas de Freguesia.

O curso, de frequência gratuita, decorre na Escola de Jardinagem de Lisboa, fornece um manual e é certificado pela DGERT, https://www.dgert.gov.pt/. Para mais informações, a Escola de Jardinagem situa-se na Quinta Conde dos Arcos,  Av. Dr. Francisco Luís Gomes, 1800-180 Lisboa Tel.: +351 218 173 143/48

Programa da Formação:

· Introdução às Hortas Pedagógicas

· O Solo

· Armação de Canteiros

· Operações Culturais

· Proteção de Culturas em Agricultura Biológica

· Rotação de Culturas

· Compostagem

· Culturas hortícolas e aromáticas

· Identificação de algumas Doenças e Pragas/tratamentos

O objectivo da formação passa por dotar os formandos de ferramentas para melhor sensibilizar e cultivar, no público mais jovem, uma prática de alimentação mais saudável. Para isso são trabalhados valores como a educação ambiental, o trabalho em equipa, entre os vários intervenientes - encarregados de educação, encarregados de infância, alunos, funcionários das Escolas e funcionários das Juntas de Freguesia de Lisboa.

Pretende-se promover e incutir aos alunos a responsabilidade comportamental, a importância da sustentabilidade, a aprendizagem das várias etapas naturais, o cultivo, a colheita, e a racionalização dos bens essenciais, tais como a água, a exposição solar, a escolha do local. O projecto pretende a abrangência interdisciplinar das várias áreas, como a Biologia, Ciências, História Natural. O projecto começou por ser inovador em 2015/2016, “Horta na Escola - legumes no prato”, (http://www.cm-lisboa.pt/noticias/detalhe/article/hortas-na-escola-legumes-no-prato), desenvolvido pela CML, a agência Lisboa Nova e algumas Juntas de Freguesia, e contou com o apoio do Continente.

A Câmara Municipal de Lisboa criou o projecto “Hortas Pedagógicas”, há 25 anos e sensibiliza as Escolas para o contacto com a natureza de uma forma lúdica e pedagógica, extremamente benéfica para a aprendizagem dos cidadãos em geral, em especial para a evolução e formação da personalidade das crianças.