Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Em associação ao Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se assinalou a 18 de Abril, deixamos-lhe aqui exemplos emblemáticos de Campolide.

Integrada no conjunto do Palácio da Justiça, construído entre 1961 e 1969, segundo um projecto do arquitecto João Andresen, destaque-se a magnífica estátua "A Justiça", de Leopoldo de Almeida, inaugurada em 1982.

Uma composição escultórica em cuja base se lê: “Pela cultura do espírito/ O domínio da força”.

Construída entre 1879-1884, a Igreja Paroquial de Santo António de Campolide, originalmente propriedade do Antigo Colégio Jesuíta de Campolide, acolhe hoje a Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa.

Símbolo máximo do património local da Freguesia, o Aqueduto das Águas Livres é um expoentes maiores da construção na cidade de Lisboa. Em 1731, o Alvará Régio do rei D. João V ditou o início do projecto. Equipmento fulcral para toda a região da Grande Lisboa, entrou em funcionamento no ano de 1748. E sobreviveu ao violento Terramoto de 1755.