CULTURA | SANTOS À CAMPOLIDE 2024, NÃO HÁ FESTA COMO ESTA!

Fotos: Francisco Melim | Texto: Catarina Peixoto

FOI COM ALEGRIA E COR QUE, ENTRE 31 DE MAIO E 15 DE JUNHO, A QUINTA DO ZÉ PINTO SE ENCHEU DE ARTISTAS DE GABARITO PARA ATUAREM NO PALCO DAQUELE QUE É, SEM DÚVIDA, UM DOS ARRAIAIS DE LISBOA QUE TEM VINDO A GANHAR CADA VEZ MAIS ADEPTOS.

O mês de junho, para a maioria dos alfacinhas, cheira a manjerico, sardinha assada e, claro, como não poderia deixar de ser, a festa pela noite dentro, com convívio e dança ao ritmo de músicas populares portuguesas, na celebração mais emblemática da cidade de Lisboa: os Santos Populares. Em Campolide, como é tradição, esta festa tornou-se o centro das atenções da freguesia e mobilizou recursos para aquele que é, sem dúvida, um dos melhores arraiais da cidade, o Santos à Campolide.

Com diligência, o palco foi montado, as bancas de petiscos e bebidas preparadas e as estruturas de apoio à grande festa organizadas com o maior zelo pela produção do evento. Na sua 11.ª edição, este arraial é um dos eventos mais emblemáticos de Campolide, que tem vindo a ganhar cada vez mais visitantes. A decorrer desde 2016 na Quinta do Zé Pinto, este ano a ementa musical contou com várias atuações que fizeram o público dançar e cantar no relvado ao ritmo contagiante de muitos artistas, bandas e DJs, que comprovaram como este arraial conquistou a sua fama de ser um dos mais animados de Lisboa. Razões não faltaram para convencer toda a gente a celebrar em Campolide e a testemunhar que “não há festa como esta”.

31 DE MAIO

Sempre na presença assídua do Presidente da Junta de Freguesia, Miguel Belo Marques, e de vários membros do executivo, o primeiro dia do evento, 31 de maio, arrancou em grande com a atuação da fantástica Rebeca, que trouxe uma energia incrível ao palco da festa, com as suas conhecidas músicas que não deixaram ninguém indiferente. Claro, não faltou “Meu nome é Rebeca”, assim como muitos outros temas de sucesso, onde atuou acompanhada pelas suas bailarinas. A continuação da noite ficou a cargo dos animados Trio Clave, que alegraram o serão com a sua energia e boa disposição.

01 DE JUNHO

A noite seguinte, a 1 de junho, trouxe consigo mais música, dança, petiscos tradicionais e muita diversão para toda a família, com o inesquecível concerto da Micaela, que fez balançar todos os presentes com a sua energia contagiante e extrema simpatia. A partir da meia noite o palco deu lugar a Domingos Patinha, que manteve a energia em alta e fez com que ninguém resistisse a dar um pezinho de dança.

02 DE JUNHO

A programação de domingo, 2 de junho, foi dedicada às coletividades e associações, com a 2ª edição do Festival de Folclore Limiano, pela Casa do Concelho de Ponte de Lima. A festa contou ainda com a atuação do Coro Vozes de Campolide, da Asso-ciação de Reformados e Pensionistas de Campolide, naquela que foi uma tarde bem passada, com muito convívio, alegria e tradições.

07 DE JUNHO

Com alguns dias de descanso pelo meio, mas com as tasquinhas sempre abertas, a festa regressou no dia 7 de junho para uma noite de sexta-feira agraciada pela atuação de Mónica Sintra, que encheu o palco da Quinta do Zé Pinto com alegria, cor e muita animação. Com trinta anos de carreira e uma vasta lista de êxitos, a cantora encantou todos os presentes com uma atuação memorável, onde celebrou com energia e cor a música portuguesa. Em seguida, subiram ao palco os Arte Musica, que mantiveram toda a gente animada pela noite dentro.

08 DE JUNHO

No dia seguinte, 8 de junho, as festividades arrancaram mais cedo, com a emissão especial do programa “Arraial TVI”, em direto, a partir da Quinta do Zé Pinto, celebrando durante toda a tarde a música e a cultura das festas populares de Lisboa. Com apresentação de Fernanda Serrano, Ruben Rua e Maria Cerqueira Gomes, e com as atuações de Jorge Guerreiro, Nel Monteiro, Sérgio Rossi, Clemente, Joana e Bruna, a tarde foi passada com imensa animação e alegria.

Mas o melhor estava ainda para vir, a partir das 22h, com o cardápio musical a ser liderado pelo inigualável mestre de culinária e do acordeão, Quim Barreiros, um verdadeiro ícone da música popular portuguesa. A noite fechou com chave de ouro, através da boa disposição e energia do DJ André Couto, que fez toda a gente balançar até ao final do serão.

09 DE JUNHO

A folia continuou na noite de 09 de junho com a presença do nosso querido campolidense Jorge Guerreiro, que ofereceu um concerto inesquecível e que levou a multidão ao rubro com a sua fantástica energia e entrega. A continuação da noite ficou a cargo dos Alma Rock, com o seu tributo ao rock nacional, num final de noite de arromba, com todos a cantar e de braços no ar.

10 DE JUNHO

A festa no feriado a 10 de junho começou mais cedo, pela 19h, com o regresso dos Arte Musica, que durante várias horas entretiveram os presentes com um convite firme para dançar e cantar ao som de boa música de baile.

12 DE JUNHO

O dia 12 de junho chegou e com ele a antecipação da noite mais emblemática dos Santos Populares. Durante a tarde, o programa “Casa Feliz”, da SIC, esteve nos bastidores do nosso arraial com Fátima Lopes para uma reportagem exclusiva e que foi exibida no dia seguinte. Foi mostrado como se prepara esta festa incrível, com muita alegria, música e os deliciosos petiscos que todos adoram e que tornam este evento tão especial.

A noite da véspera de feriado de Santo António foi depois comemorada em palco com o concerto da fantástica Ruth Marlene, que entusiasmou toda a gente com os seus vários temas de sucesso, como “A moda do Pisca Pisca” ou “Só à Estalada”, e que estiveram na ponta da língua da plateia, que balançou com entusiasmo até ao final do concerto. Em paralelo, na Avenida da Liberdade, a Marcha Bela Flor-Campolide desfilou com orgulho e coração, representando a nossa freguesia. 

Uma vez chegados à Quinta do Zé Pinto, os marchantes foram recebidos por uma multidão de palmas. Ao soar da meia-noite, o DJ Pietro deu continuação à festa e manteve a energia em alta até ao final da noite, num serão que se provou simplesmente fantástico.

14 DE JUNHO

A festa regressou novamente a 14 de junho e recebeu mais um artista de peso com uma longa carreira musical e inúmeros sucessos. Nesta noite, “chamámos o António” e o resultado foi um concerto incrível, que deixou toda a gente “estupidamente apaixonada” ao som do repertório do fantástico Toy, que abrilhantou o arraial com um espetáculo memorável, de cujo menu musical constaram inúmeros êxitos para degustação e uma atuação única como só ele sabe dar.

Esta noite foi também agraciada pela visita do Eng. Carlos Moedas, que tornou o nosso arraial ainda mais especial. A partir das 0h, o palco ficou entregue aos Tributo Popular, um quarteto popular que ofereceu muito mais que um baile, num final de noite com muita alegria e boa disposição e que fez com que ninguém resistisse a dar um pezinho de dança.

15 DE JUNHO

Com o evento a chegar ao fim, a última noite abriu portas com a dupla feminina Bombocas, duo que conta com mais de vinte e cinco anos de carreira e muitos temas de sucesso. A diversão foi garantida, num espetáculo que convidou toda a gente a balançar-se ao ritmo de músicas contagiantes, quentes e divertidas. Seguiram-se os Trio Ipanema, que trouxeram ao palco da Quinta do Zé Pinto muita alegria e música de baile para fechar o evento com chave de ouro.

Para os que já conheciam a animação e a qualidade do espaço, ou para aqueles que nos visitaram pela primeira vez este ano, fica a certeza de que o nosso arraial irá deixar saudades e que a próxima edição será aguardada com expectativa, antecipando a participação de muitas estrelas, acompanhadas pelo gostinho inigualável das sardinhas assadas, bifanas ou de cerveja fresquinha. No fundo, alegria e animação garantidas, porque o Santos à Campolide é único. Não há festa como esta!

Reportagens

CAMPOLIDE À MESA | CASA DOS CARACÓIS, O MELHOR CARACOL DO MUNDO

DE ABRIL A SETEMBRO, A CASA DOS CARACÓIS DE CAMPOLIDE ESTÁ ABERTA EM REGIME DE TAKE-AWAY PARA OS AMANTES DO CARACOL E DA CARACOLETA. COM CLIENTES FIÉIS QUE A VISITAM HÁ MUITOS ANOS, VIVE DE UM ENTRAR E SAIR DE DOSES DESTES PETISCOS, QUE TANTO SÃO AMADOS POR MUITOS, COMO DISPENSADOS POR OUTROS.

Ler Mais »
Reportagens

A LOJA ONDE VOU | TOPO CAR TENTS, CONFORTO E MOBILIDADE

MAIS DO QUE UM SERVIÇO, A TOPO PROCURA PROMOVER UM ESTILO DE VIDA EM CONTACTO PERMANENTE COM A NATUREZA. É UMA MARCA PORTUGUESA QUE OFERECE UMA SOLUÇÃO BARATA, SEGURA E PRÁTICA, ONDE QUALQUER PESSOA PODE AVENTURAR-SE COM O SEU PRÓPRIO CARRO, DORMIR A VER AS ESTRELAS OU ACORDAR EM FRENTE AO MAR. FAMÍLIAS, AMANTES DO AR LIVRE E VICIADOS EM DESPORTO ESTÃO ENTRE AQUELES QUE MAIS PROCURAM ESTE SERVIÇO, QUE TEM TIDO CADA VEZ MAIS ACEITAÇÃO.

Ler Mais »
Skip to content