A LOJA ONDE VOU | INQUIETA, LIVROS, CAFÉ E UM REFÚGIO CULTURAL EM CAMPOLIDE

Fotos: Francisco Melim | Texto: Sofia Julião

UMA LIVRARIA INDEPENDENTE COM UMA CAFETARIA 100% VEGAN E UM ESPAÇO DE ENCONTRO PARA LEITORES, AMANTES DA CULTURA E ATÉ PARA OS SEUS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO.

À primeira vista, a Inquieta parece apenas um pequeno café de bairro, mas basta atravessar a porta para perceber que o espaço guarda um mundo de histórias. Aberta há apenas 3 meses, a Inquieta não é apenas uma livraria, mas um espaço que respira cultura e acolhe quem procura conhecimento e conforto.

Localizada em Campolide, na Rua de Campolide, 94B, nasceu da paixão de Hugo Lourenço pelo universo literário e da sua vontade de criar um refúgio onde livros, café e boa comida coexistem harmoniosamente. Hugo, licenciado em Tradução e e com uma pós-graduação em Escrita Criativa, trabalhou em várias livrarias antes de decidir abrir o seu próprio espaço, onde pudesse selecionar títulos com critério e estabelecer uma relação mais autêntica com os leitores. Assim, depois de um estudo de mercado, escolheu Campolide para dar vida à Inquieta.

O nome Inquieta reflete a busca constante pelo saber e é uma referência à canção de José Mário Branco. A livraria ocupa dois andares. No piso inferior encontram-se as estantes recheadas de títulos de editoras e publicações independentes. A oferta literária vai da ficção à literatura infantojuvenil, passando pelas ciências sociais e humanas. Há ainda uma secção de livros em segunda mão, com preços a partir de 1€, e uma caixa de troca, onde os clientes podem deixar um livro e levar outro em troca. O espaço conta ainda com uma sala de convívio, um espaço para os mais pequenos e um mural vibrante da artista Daniela Guerreiro.

No andar superior, a cafetaria complementa a experiência. Sendo vegano, Hugo quis oferecer um menu que refletisse os seus princípios e preenchesse uma lacuna no panorama gastronómico da cidade. Aqui, é possível saborear miniquiches feitas com farinha de grão, alfajores de pistácio, Oreo ou brigadeiro, e um irresistível bolo de banana com frutos secos. Para acompanhar, há chocolate quente, café e chá, todos preparados com bebidas vegetais. A recetividade tem sido muito positiva, com clientes a deslocarem-se de várias zonas de Lisboa e arredores para provar as especialidades.

Além de um espaço verdadeiramente acolhedor para leitores e apreciadores da boa comida, a Inquieta é também pet friendly. Os animais são bem-vindos e encontram sempre uma taça de água à sua espera, e uma cama para relaxarem com os tutores. Hugo quer que o local seja mais do que uma livraria ou cafetaria: pretende que seja um centro cultural e comunitário.

Já acolheu workshops de artes e apresentações de livros, e estão previstos um clube de leitura, um clube de escrita, sessões de contos infantis e debates, promovendo um espaço de encontro, partilha e criatividade. Mais do que um local para comprar livros ou tomar um café, a Inquieta é um espaço de descoberta, um ponto de encontro para mentes curiosas e inquietas, “…uma livraria enquanto organismo vivo, longe das antigas livrarias bafientas”. Seja para explorar um novo título, saborear uma especialidade vegana ou participar num evento cultural, este é um lugar onde cada visita se torna uma experiência enriquecedora.

 

INQUIETA|LIVRARIA E CAFETARIA
Rua de Campolide, 94B
3ª a 6ª feira: 10h00-19h00
Sábado: 10h00-18h00 | Domingo: 10h00-17h00
2ª feira: fechado
Telefone: 21 408 3073

Skip to content