Ação Social | Passeio Sénior Fátima, uma tradição anual de fé e convívio

Fotos: Francisco Melim | Texto: Catarina Peixoto

DIA 25 DE OUTUBRO FOI A DATA TÃO AGUARDADA PARA A EDIÇÃO DESTE ANO DO PASSEIO AO SANTUÁRIO DE FÁTIMA, QUE O DEPARTAMENTO DE AÇÃO SOCIAL DA JUNTA DE FREGUESIA DE CAMPOLIDE ORGANIZA ANUALMENTE. DOIS AUTOCARROS PARTIRAM CHEIOS RUMO A ESTE LOCAL DE PEREGRINAÇÃO CRISTÃ E DEVOÇÃO CATÓLICA, COM CERCA DE UMA CENTENA DE SENIORES CAMPOLIDENSES, QUE AGUARDAVAM COM ANSEIO A CHEGADA AO LUGAR SAGRADO.

Bem chegados ao santuário, depois de uma viagem tranquila, a manhã dos excursionistas campolidenses foi passada em regime livre e nem a chuva demoveu quem escolheu viver este dia em comunhão e união com a sua fé e com os outros membros da comunidade.

Muitos dos participantes assistiram à missa para rezarem o terço e acenderam velas pelos seus entes queridos. Assim foi com Sr. Artur e a D. Maria da Conceição, que depois do recolhimento para os seus momentos de devoção e oração, também foram “comprar umas lembranças para levar a umas amigas”.

De igual modo, também a D. Susana veio acender “uma velinha” e pedir por aqueles que precisam. Para ela, a vinda a este passeio é quase como se fosse uma tradição, “venho já há muitos anos”. Por outro lado, dez são o número de anos aos quais a D. Cristina participa nesta excursão, e o sentimento de satisfação mantém-se o mesmo. “Está a correr muito bem, como corre sempre.” Chegada a hora do almoço, foi momento de rumar ao restaurante Panorama, também ele paragem obrigatória em todas as edições do passeio, e que sempre recebe tão bem a comitiva campolidense.

Em alegre confraternização, os nossos queridos seniores receberam a visita de Miguel Belo Marques, presidente da Junta de Freguesia, e Luísa Coimbra, vogal dos pelouros da Saúde e Informática, que trocaram palavras e sentidos abraços com muitos dos excursionistas. Houve até lugar para pedidos de pose para fotografias! Da ementa, desta vez, constaram sopa de legumes, bacalhau com broa, bife com batatas fritas, pudim e salada de frutas.

Sob a supervisão atenta dos cinco elementos do Departamento de Ação Social, o passeio continuou durante o período da tarde e os vários grupos continuaram a sua visita com jovialidade.

Embora a grande maioria dos participantes já fosse repetente, houve também a participação de novos elementos, como é o caso da D. Adosinda, que veio pela primeira vez num passeio organizado pela Junta de Freguesia. Muito agradada com o passeio, dá os parabéns à organização e sublinha “o cuidado com as pessoas para não se perderem”. Dando nota máxima, partilha que era o que lhe fazia falta, “este convívio, travar conversas com as pessoas, porque estava habituada a isso e perdi.”

O regresso a casa não se pôde fazer sem aproveitar para adquirir lembranças e bolinhos para levar. Depois de muitos momentos de enriquecimento espiritual e bem-estar coletivo, fica a certeza de que foi mais um dia de promoção da coesão comunitária e de estreitamento dos laços entre vizinhos.

Skip to content