CAMPOLIDE A MESA | Restaurante O’NICO, quando conheci Portugal

Fotos: Francisco Melim | Texto: Catarina Peixoto

RESIDENTE NA FREGUESIA HÁ DEZASSEIS ANOS, NICO, O DONO DESTE RESTAURANTE, QUANDO CHEGOU, TENTOU LOGO COMEÇAR A CONHECER A CULTURA DO NOSSO PAÍS. HOJE EM DIA, QUANDO ESTÁ AO BALCÃO CONTA HISTÓRIAS DE CAMPOLIDE, ATÉ DE PORTUGAL, QUE DEIXAM OS CLIENTES SURPREENDIDOS.

O número 115 da Rua de Campolide tem há pouco mais de um ano as portas abertas para servir almoços e jantares, num ambiente agradável, que oferece comida caseira e fresca, feita na hora. José Nicodemos da Silva, mais conhecido como Nico, abriu as portas do seu estabelecimento na principal rua da freguesia, cumprindo um sonho pelo qual lutou durante vários anos.

Chama-se O’Nico e oferece uma variedade de pratos da gastronomia portuguesa e brasileira, mas também de todo o mundo. Nico conta-nos que o restaurante surgiu numa espécie de brincadeira, “porque eu sempre quis ter um espaço”. Dividido em duas zonas, uma de cafetaria, que abre pelas 7h, e outra de restaurante, que começa a servir almoços por volta das 12h, tem como prato mais procurado a picanha. A história de Nico na restauração começou antes da sua vinda para Portugal e conta com muito tempo de trabalho.

“Já estou aqui, em Portugal, há dezassete anos”. Oriundo do Brasil, chegou ao nosso país e começou por ter vários outros trabalhos para a sua subsistência. “Comecei lavando carros, lavando escadas, tudo, até chegar a lavar pratos.” Foi nessas circunstâncias que acabou por começar a ajudar um chef, que percebeu que ele tinha experiência na cozinha, e hoje, reconhecendo toda a ajuda que recebeu, está feliz e orgulhoso por ter seguido o seu próprio caminho e aberto o seu restaurante. “Espero que, se Deus quiser, vai dar certo.”

Ao que tudo indica, o prognóstico é positivo, pois à hora de almoço encontramos sempre casa cheia. “A gente tenta fazer sempre com que as pessoas se sintam confortáveis e que gostem do que estão a comer.” A oferta gastronómica é variada e reside em pratos da gastronomia brasileira e portuguesa, mas também de todo o mundo, como, italiana, asiática ou africana. “Eu gosto que a pessoa venha e se sinta surpreendida.” Já os grelhados são ponto de honra e fazem parte da ementa habitual.

À hora de almoço, são servidos pratos do dia, enquanto que, à hora de jantar, o serviço é à la carte. Refira-se as reviravoltas inesperadas do destino, pois o local onde se encontra hoje foi o segundo restaurante onde Nico entrou quando chegou em Portugal. “Vim tomar um café e comer um pão de queijo”. Sem imaginar que, tantos anos depois, estaria a gerir o mesmo espaço físico, seguiu a sugestão de uma colega e acrescentou ao nome do estabelecimento a frase “Quando conheci Portugal”, que evoca essa memória.

RESTAURANTE O’NICO | QUANDO CONHECI PORTUGAL
Rua de Campolide, 115
3.ª a sábado: 7h00-23h00 | Domingos, 2.ª e feriados: fechado
Telefone: 939160877
www.instagram.com/onicorestaurante

Skip to content