Foi criada em março de 2022 a pensar nas pessoas com diferenças. O objetivo desta coletividade é combater a inércia e sedentarismo das pessoas com mais idade, dos invisuais, dos surdos e de quem tem mobilidade reduzida através das artes marciais. Taijiquan, Qi Gong, Yoga, Pilates e Meditação são as modalidades praticadas na Academia por cerca de 90 alunos em Campolide. José Carlos Almeida, dirigente desportivo, presidente do CRP Campolide durante 18 anos é o fundador do projeto, cuja área de atuação vai para além da área da Freguesia de Campolide. Os projetos futuros são manter as dinâmicas atuais, de vertente terapêutica e desportiva e alargar a novas áreas como a cultura e recreio e até competição.
Rua 7 do Bairro da Calçada dos Mestres,
S/N junto ao 27 e ao 29
1070-264 Lisboa
Telefone: 916 837 352
Constituída em finais de 2020, a Associação de Moradores do Alto da Serafina (AMAS), pretende defender os interesses do bairro e a melhoria da qualidade de vida dos seus habitantes, assegurando que o espaço público é melhor tratado. Desta forma, trabalha em parceira com diferentes entidades, como a Junta de Freguesia de Campolide, a Câmara Municipal de Lisboa, a EPAL e a CP – Comboios de Portugal. A intervenção do AMAS passa pelo Aqueduto das Águas Livres e o Centro Social e Paroquial São Vicente de Paulo, que são instituições essenciais para Campolide e para o bairro da Serafina. Desenvolve ainda iniciativas de ordem cultural, desportiva, solidariedade e de preservação ambiental, no que toca ao Parque Florestal Monsanto.
Facebook: https://www.facebook.com/amserafina
Email: falaconnosco@amserafina.pt
A Associação de Reformados e Pensionistas de Campolide (ARPC) é uma entidade de carácter cultural, social e lúdico, sem fins lucrativos, criada a janeiro de 2000, conta com aproximadamente 572 sócios. Carlos Alberto Trêpa, Joaquim António Duarte e Januário Costa foram os primeiros a integrar a Comissão Instaladora. Os passeios, os convívios, os almoços, os espetáculos, a ginástica são as iniciativas promovidas pela associação. Esta possui também um grupo coral que já atuou em diversos sítios e tem um repertório de mais de oitenta músicas.
Rua Prof. Sousa da Câmara nº156
3ª e 5ª feira – 09h00m às 12h00m
Telemóvel : 965025224
Criado em 1930, ocupa um dos primeiros pisos de um dos edifícios do Alto de Campolide, na Rua Marquês da Fronteira. Do Atlético saiu uma das campeãs mundiais de Muay Thai, Joana Alves. Atualmente o clube conta com uma centena e meia de sócios e com diversos troféus. A primeira vitória ocorreu em 1933 quando foram os primeiros campeões da Liga Portuguesa de Basquetebol. O Hóquei em campo era outro dos deportos praticados no espaço. Atualmente o Boxe, a Yoga, o Jiu-Jitsu, a ginástica natural e o Muay Thai estão à disposição de quem quiser experimentar. Este clube desportivo convive em simultâneo com um espaço cultural e de lazer, o Cosmos, inaugurado em janeiro de 2020. As atividades vão desde o xadrez, ao cinema, a concertos e exposições.
Rua Marquês de Fronteira 163 1º
1070-299 Lisboa
Telefone: 21 385 4538
Com o objetivo de representar os associados em colaboração com as entidades do poder local, a Câmara Municipal de Lisboa e a Junta de Freguesia de Campolide, promover junto de outras autoridades competentes as providências adequadas à segurança de pessoas e bens, as melhores condições ambientais e de maior qualidade de vida no bairro, apoiar iniciativas no âmbito recreativo, desportivo e cultural, nasceu em maio 2018 a Comissão de Moradores do Bairro da Calçada dos Mestres (CMBCM). Esta comissão abarca cerca de 274 vivendas e aquando da sua criação contava com 70 pessoas. Na segunda reunião da CMBCM foram criados grupos de trabalho, para fazer frente a alguns dos problemas identificados, como questões relacionadas com higiene e limpeza ou a segurança, tendo especial enfoque nos mais idosos. A comissão independente possui ainda uma rede de delegados de rua, que recebem os moradores para levantamento de problemas e sugestões.
https://comissaomoradoresbairrocalcadamestres.blogspot.com/
Email: cmbcm.admn@gmail.com
O Centro de Recreio Popular, conhecido como CRP Campolide, localizado na rua 7 do Bairro da Calçada dos Mestres foi inaugurado oficialmente no dia de junho de 1957. Embora a primeira ata date de 1954, com as reuniões a ocorrerem em casa de um morador. Primeiramente, o foco desta academia desportiva de Campolide começou por ser a Ginástica, as peças de teatro – onde se destacou Octávio de Matos -, os bailaricos, as sessões de fado, os torneios de Snooker, Ténis-de-Mesa, Atletismo, os ensaios da Marcha de Campolide ou o Corpo do Baile do concurso de televisão “1, 2, 3”. Atualmente a aposta é no Karaté, que tem sido motivo de muitos reconhecimentos internacionais, no Kickboxing, no Muay Thai, no Tai chi, no Kung-Fu e no Yoga.
Rua 7 do Bairro da CC dos Mestres SN
1070-264 Lisboa
Telefone: 21 134 5600
Fundada em 1957, esta coletividade instalada na Rua Dom Carlos Mascarenhas desde 1963, viu crescer muitos atletas bem-sucedidos, como é o caso de Filipa Cavalleri. Desde 1964 contam com uma presença regular nos Jogos Olímpicos e há casos de várias gerações da mesma família a frequentar o espaço. O Mestre Kiyoshy Kobayashi, falecido em 2013, “pai do judo em Portugal” foi o responsável pela dinâmica cultivada no clube. Para além do Judo, pratica-se Karate, Jui Jistu e Kendo.
R. Dom Carlos de Mascarenhas 36A
1070-083 Lisboa
Telefone: 21 388 4011
O Basquetebol começou por ser a atividade inicial do clube, assim como as peças de teatro. Depois veio o futebol, responsável por várias taças ganhas. Atualmente, a essas atividades juntam-se as aulas de Zumba, de Kempo, sessões de karaoke e os vários convívios entre os 700 sócios de todas as idades. O clube encontra-se na Rua B ao Bairro da Liberdade e conta com cerca de 90 atletas em competição nos vários escalões de futsal.
R. B Ao Bairro da Liberdade 83
1070-146 Lisboa
Telefone: 21 388 1546
Criado a 1 de maio de 1920, é uma referência na vida cultural e desportiva de Campolide, do Bairro da Serafina e de Lisboa. O clube, inicialmente localizado na rampa da Senhora da Santana, foi fundado por Evaristo Gomes e Joaquim Gonçalves. O espaço chegou a ser uma escola primária e acolheu atividades como a dança Jazz, ginástica desportiva, bailes, noites e matinés de fados, sessões de karaoke e cinema, ténis de mesa, boxe e atletismo. Mas foi no futebol que se consagraram Campeões da Associação Futebol de Lisboa, pelo menos duas vezes, nas épocas de 1975-76 e uma década depois em 1985-86. Assim como no atletismo com vitória da Taça Carlos Lopes, em 2003-2004 e no boxe, com a atribuição do título de Campeão Nacional.
Calçada dos Sete Moinhos 80, 1070-301 Lisboa
Telefone: 21 385 5236
Em 1934 na Rua de Campolide nº11, nascia pela iniciativa de dez fregueses a coletividade. O basquetebol, o futebol, o futsal ou a ginástica foram as primeiras atividades desenvolvidas no espaço, que em 1976 mudou de sede para a Rua Professor Sousa da Câmara. O Ténis de mesa e o Xadrez, eram sem dúvida o forte do clube, sendo que este último o lançou em campeonatos internacionais. Ao longo dos anos continuou a ser um espaço de convívio e festa entre gerações. Atualmente o clube enveredou pela vertente de restauração, apostando na cozinha portuguesa
R. Prof. Sousa da Câmara 148
1070-216 Lisboa
Telefone: 963 572 405